Logo Facebook Logo WhatsApp
Ações / Apresentação

Quem Somos

Trilha do Saber é um programa de educação ambiental, pesquisa científica e preservação ambiental, realizado no Parque de Exposições Vereador Roque Oberher conhecido também como Efacip, no município de Pinhalzinho, Santa Catarina. Sua infraestrutura conta com uma Trilha Interpretativa de Educação Ambiental e um Centro Interpretativo, com espaços adaptados a cadeirantes e pessoas com deficiência visual. A Trilha Interpretativa de Educação Ambiental inclui espaços de lazer, descanso e cunho didático. A mesma se divide em dois percursos, um adaptado à cadeirantes e pessoas com deficiência visual, e outro não adaptado, apresentando recantos de descanso. O percurso adaptado possui jardins temáticos, que são: Jardim dos Beija-flores, Jardim Evolutivo, Cantinho do Chimarrão, Auditório ao ar livre, Lago, assim como placas de identificação também em Braille de algumas espécies vegetais que neles se encontram e placas de orientação quanto às regras de visitação.

Histórico

O Parque de Exposições Vereador Roque Oberher, também conhecido como Parque da Efacip, possui um remanescente florestal com aproximadamente 16.000 metros quadrados, e é uma das maiores áreas verdes urbanas de Pinhalzinho - SC, com diversas espécies nativas da região Oeste do Estado. Há anos o parque é constantemente utilizado para feiras, festas, shows e ponto de encontro de grupos que possuem associações no entorno da área arborizada. O remanescente florestal do parque era (antes da construção do programa Trilha do Saber), utilizado como passagem para moradores do entorno, área de lazer e de estudo para professores e alunos do município, assim como ponto de consumo de drogas lícitas e ilícitas. A utilização sem um controle efetivo repercutiu no agravamento das condições ambientais do parque e uma visão negativa da comunidade sobre o mesmo. Tais impactos incluiu a continua degradação do sub-bosque do fragmento, disposição ambientalmente inadequada de resíduos e contaminação da água superficial de córregos que formam a sua jusante o rio Lajeado Anta Gorda. Devido a essas constatações e da necessidade de reparos e de orientações para o uso consciente da área, o Governo Municipal de Pinhalzinho buscou auxílio na Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (FUNOESC) – Campus São Miguel do Oeste. A partir do trabalho conjunto entre estas instituições surgiu a proposta de um programa envolvendo as áreas de preservação permanente do parque e suas proximidades, objetivando a realização de atividades de educação ambiental, pesquisa científica e preservação ambiental, por meio da estruturação de uma Trilha Interpretativa de Educação Ambiental, parte dela adaptada a cadeirantes e pessoas com deficiência visual, vinculada a ela um Centro Interpretativo e abrangendo áreas externas ao parque, de propriedades particulares, um Corredor Ecológico de Mata Ciliar. A realização do então projeto Trilha do Saber viabilizou-se após ser selecionado entre outros, junto a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Maravilha, o que levou ao apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), através de um convênio. Os trabalhos se iniciaram em Julho de 2010 com a proposição das espécies que comporiam as áreas temáticas da trilha, levantamento de informações científicas sobre as mesmas, planejamento do seu melhor traçado para diversos objetivos (como adaptação a pessoas com necessidades especiais e o melhor uso das espécies presentes), estabelecimento de atrativos temáticos ao longo da trilha, planejamento e projetos para adequação dos espaços físicos incluídos. Posteriormente realizou-se a apresentação da proposta  às associações que se encontram instaladas no parque e aos proprietários das áreas destinadas à formação do Corredor Ecológico. Ainauguração oficial do Programa Trilha do Saber se deu em 09/12/2011.
Ver mais

Equipe Colaboradora

Ao longo de sua existência, diversas pessoas atuaram no programa Trilha do Saber desde o planejamento, execução da infraestrutura até o desenvolvimento das primeiras atividades vinculadas a comunidade local e regional. Nesta sessão queremos registrar aqui um agradescimento todo especial a valorosa contribuição desses grandes parceiros.
Ver mais

Concurso de Fotografias - 2013

O primeiro concurso de fotografias organizado pelo Programa Trilha do Saber ocorreu no ano de 2013. Este por sua vez, teve como objetivo exaltar as belezas naturais do fragmento florestal da Trilha Interpretativa de Educação Ambiental, facilitando com isso, uma maior consciencia ambiental  da comunidade local. A exposição da fotos ocorreu na noite do dia 09/12/2013 (aniversário de dois anos da Trilha do Saber), que teve ainda uma palestra intitulada: Aspectos gerais da fotografia ambiental, sendo a mesma ministrada pelo fotógrafo Eliéser Donhauser. A foto vencedora foi a de Gabriela Niederle, com o título: Seres Minúsculos. A segunda, foi a foto de Ami Ozelame, tendo como título: A Beleza está no Detalhe.



Ver mais

Concurso de Fotografias - 2014

Realizado na noite de 09/12/2014 no intuito de marcar o aniversário de 3 anos do Programa Trilha do Saber, o 2° Concurso e Exposição de Fotografias da Trilha do Saber sob o tema “Um Olhar Sobre a Biodiversidade”, teve como objetivo destacar as belezas naturais da Trilha Interpretativa de Educação Ambiental da Trilha do Saber. O Evento teve a participação da bióloga Tailini Jordana Reihner Stoffel, doutora em Biodiversidade animal pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, que falou sobre sua trajetória acadêmica e porque se apaixonou pela biologia. Na sequência o biólogo Robelei Pieper, coordenador da Trilha do Saber, apresentou as principais ações desenvolvidas pela Trilha do Saber no ano de 2014. Destaque para os programas de extensão Trilha do Saber na escola, Programa Jovem pesquisador (vinculado ao Clube de Ciências da EMEB José Theobaldo Utzig) e também as visitas monitoradas com pessoas de todas as idades. O momento final do evento foi reservado para revelar as fotografias do primeiro e segundo lugares do Concurso e Exposição de Fotografias da Trilha do Saber. A secretaria municipal de educação e cultura de Pinhalzinho – SC Fabiana Merigo e a bióloga Aida da Silva, que foi a idealizadora da Trilha do Saber, revelaram os ganhadores:
 
1° Lugar: Maria Fátima Silveira. Tí­tulo da fotografia: “A Trilha e sua Biodiversidade”.
2° Rafael Kolling Stülp. Tí­tulo da fotografia: “O Guardião da Trilha”.

Os ganhadores receberam um troféu, sendo que a dona da foto vencedora levou para casa uma máquina fotográfica digital, patrocí­nio de AMEL Construtora e Eletro Provence de Pinhalzinho – SC. As fotos vencedoras foram expostas em outdoor na Praça Edmundo Lauro Schmitz (Praça do Lago) de Pinhalzinho – SC.

Ver mais

Premiações

Trilha do Saber é um programa que busca, através de seus espaços e atividades desenvolvidas, sensibilizar os seus visitantes para a valorização e conhecimento da biodiversidade e preservação do meio ambiente local. A iniciativa desenvolvida pela Trilha do Saber tem abrangência regional, sendo inédita quanto à adaptação de seus espaços e atividades, visando atender de forma geral, alunos do ensino fundamental e médio, universitários, professores, pesquisadores e comunidade interessada. Salientamos também as premiações recebidas pela Trilha do Saber, com os prêmios: Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana de 2012, com o tema “Áreas Verdes Urbanas e Gestão de Áreas de Preservação Permanente”, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, e a indicação para constar no Bright Green Book – “O Livro Verde do Século 21” de 2013, iniciativa do instituto Smart City Business em conjunto com a ONU Habitat. Ressalta-se, mais recentemente (fevereiro de 2016), o reconhecimento promovido pelo Ministério da Educação na qual o programa Trilha do Saber foi condecorado como instituição de referência para a inovação e a criatividade na educação básica.

Ver mais